Marcelo Tas descomplica e te ajuda a entender melhor o que é o Ensino a Distância, o famoso EAD.

Na disputa pela sua matricula, vence aquele que se encaixar melhor na sua rotina. Mas o que os cursos a distância têm de diferente dos cursos presenciais?

Boa pergunta! Além disso, você já ouviu falar em modelo híbrido de ensino?

E de sala de aula invertida? Assista ao vídeo para entender mais sobre isso, afinal, já tem faculdade no Brasil dando curso que mistura aulas presenciais com educação a distância.

versão texto – estagiário 🙂

Faculdade presencial

Esse é o formato clássico das aulas. Aqui você precisa comparecer à instituição de ensino para assistir às disciplinas e pode ser reprovado caso não tenha uma quantidade de frequência mínima.

Uma faculdade presencial tem como principal ponto positivo o contato com pessoas, seja colegas de classe ou professores. Isso amplia o seu networking, algo essencial na construção de uma carreira.

Esse tipo de aula também ajuda na organização acadêmica. Afinal, existe um horário certo para o início e fim da transmissão do conteúdo. Além disso, os professores e seus colegas vão estar sempre lembrando você das provas e trabalhos a serem feitos, o que dificulta a procrastinação.  

Faculdade a distância

A opção por uma faculdade EaD é sinônimo de flexibilidade, sendo este o principal benefício desse formato de ensino. Aqui você faz uso da internet para acompanhar os conteúdos e interagir com a turma e os professores.

Por meio de videoaulas e plataformas online com materiais multimídia é possível estudar de praticamente qualquer lugar e a qualquer hora. Sendo assim você mesmo faz seu horário, algo muito útil caso o seu cotidiano seja corrido.

Além disso, os gastos são bem menores, afinal, não será preciso gastar com transporte ou alimentação fora de casa. O valor das mensalidades de um EaD também é reduzido, e a qualidade de ensino é igual a de um curso presencial.  

Mesmo com os pontos positivos, a faculdade a distância não é para todo mundo, pois ela exige muita disciplina. Até porque será você o único responsável por assistir às aulas, não acumular conteúdo e entregar as atividades no prazo.

Vantagens e desvantagens de cada modelo

Agora que você já compreende as características gerais de cada tipo de instituição chegou o momento de compará-las.

Na tabela a seguir fizemos um resumo geral com os pontos positivos e negativos das faculdades presenciais e EaD.